segunda-feira, 26 de outubro de 2009

fundamentos de mkt.

da série: tudo que você pensa que é marketing, esqueça; porque não é.

o que é demanda? os profissionais de mkt "criam" demandas? nãooooo!

pequenos conceitos, grandes negócios: para entender melhor

1. Necessidade: é tudo aquilo que não dá pra viver sem.
ei, calma.
esquece aquela de que "não dá pra viver em salto, alto, rímel e gloss!" (nossa, desenterrei o gloss)
mas enfim...
necessidade é essencial para a sobrevivência.
alimentar-se, repousar, locomover-se, etc etc etc.
ok? combinado?
tem aquela tal de pirâmide da hierarquia das necessidades de maslow, lembra?

2. Desejo: desejo é a elaboração de uma necessidade.
algo assim: preciso me alimentar, mas tem que ser com pães franceses quentinhos e queijo derretido.
hmmm, delícia.
deu para entender? você precisa comer, mas qualquer coisa irá saciar a sua fome (necessidade), entretanto quando você pretende alguma coisa mais elaborada, está criando um desejo.
preciso me locomover: posso ir a pé, mas prefiro ir de jatinho particular.
isso são desejos.

3. Demanda: então, o que realmente é demanda?
demanda é alguém ter um desejo, poder aquisitivo e intenção de realizar.
seguindo com o exemplo dos pães:
eu tenho dinheiro para comprar os pães quentinhos e o queijo derretido, e quero muito!
vou lá e estou pronta para comprar. bingo! agora sou demanda para pães quentinhos e queijo derretido.
se eu tiver só dinheiro, mas não for comprar, não sou demanda.
se eu tiver só vontade, mas não tiver dinheiro, também não sou demanda.

e pra que serve tudo isto?
você tem dirigido seus esforços para pessoas que têm DESEJOS apenas?
quem oferece serviços ou produtos precisa alinhar-se na tentativa de pensar em quem é DEMANDA.

ah, e sobre a pergunta inicial...
o mkt não cria demandas.
no máximo, desperta demandas até então latentes.

bjosmeliga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário