quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

o que é incrível?


eu tenho mania de falar a palavra incrível. sempre. e aí hoje me questionaram sobre algum critério do que realmente é incrível. deve ser porque eu ando falando incrível pra muita coisa. ok. vamos lá. minha resposta foi alguma coisa do tipo: "incrível é alguma coisa que me faz muito feliz, que é cheia de vida, de energia, de coisas boas, de amizade, de crescimento. pode ser um café, pode ser um projeto super complicado. do mais sutil ao mais complexo, incrível é o que é meu no momento em que é." pronto, falei. 

mas eu não consigo ficar quieta. então tive que vir aqui super desabafar porque mil coisas passaram na minha cabeça depois de responder isso. vejamos.

a primeira coisa que eu pensei é a minha dificuldade em aceitar/gostar/querer/curtir/etc qualquer coisa mais ou menos. qualquer coisa mal resolvida, meia boca, sem atitude, com jeito de que tanto faz. nada tanto faz na minha vida. ou é incriível, ou é horrível. esses dias me disseram que eu sou muito crítica, e eu super concordo.  sem entrar muito numa discussão se isso é bom ou ruim, apenas é. mas o fato de categorizar as coisas em incríveis ou horríveis deve vir disso, do fato de eu ser super crítica. nada tanto faz, eu sempre vou ter uma opinião formada. mesmo que eu nem fale sobre isso (e na maioria das vezes eu não falo, simplesmente guardo como referência e aprendizado só pra mim).

dito isso, preciso me apegar a uma frase daquela descrição sobre o que é incrível, que é esta: incrível é o que é meu no momento em que é. nessa frase está todo meu aprendizado desses últimos tempos. parece fácil, sim. mas não é. buscar o que é nosso, tomar conta da própria vida, aprender a se responsabilizar por tudo e mais um pouco, enfim. isso é incrível. quando uma coisa é sua, muito sua, naquele momento específico. não adianta bater cabeça pra que ela seja sua no momento errado. e adianta menos ainda querer uma coisa que não é sua, e deixar de enxergar critérios sensatos do que é ou não seu. 

se você é sincero pra caramba consigo, sabe o que é pra você. então vamos jogar limpo, tá. desapegar do que você sabe que não é para você (= horrível) e super procurar crescer para que tudo, de um café a um projeto enorme, se torne na sua vida algo realmente incrível.

Um comentário: