sábado, 29 de janeiro de 2011

App Sonho de Valsa e etc.

Quem me conhece bem sabe que eu ando estudando - e muuuuito - as mídias sociais, comportamentos de consumo desse pessoal que anda pela tal da web 3.0, o que as marcas têm feito nesse universo digital e por aí vai. Depois de ir a São Paulo para um curso na ESPM, onde vi muitos cases, muitas ideias, algumas críticas e muitas novidades, voltei para estudar mais ainda algumas coisinhas especiais. 

E aí resolvi compartilhar aqui a historinha de uma marca que está sabendo lidar muito bem essa revolução tecnológica de interação das pessoas com as empresas através da internet (e aqui leia-se internet mobile também, tá?). Coca-cola? Sim. Provável, ok. Nike, Burguer King, sim, ok de novo. Mas quem andou me chamando a atenção foi o Sonho de Valsa. Sabe? Aquele bombom com uma embalagem super brega cor de rosa? Esse mesmo. 

Primeiro eles fizeram um site incrível, que é este aqui: 


Impressionante a quantidade de coisas que dá pra fazer nesse site. A gente chega a esquecer que é o site de um bombom! Gente, pensa bem. Um bombom que está à venda desde a época em que o homem inventou a roda, pelo que eu me lembro, tem em tudo que é lugar e custa em média 80 centavos. Imagina se alguém tivesse dito: "mas a gente já vende bastante bombom, para que tudo isso?", ou então "isso vai aumentar nossas vendas? hein? hein? heeeein?". 

Eles misturaram um monte de coisa que dá certo: frases de efeito, dicas para apaixonados, promoções deliciosas, escritores da moda, aplicativos divertidos, quizz que a gente sempre diz que não gosta mas sempre acaba respondendo...E ainda por cima tem um link que dá ideias para usar Sonho de Valsa no seu casamento! Gente, para tudo. Sonho de Valsa nunca foi bombom de casamento. Eles querem um novo posicionamento para a marca. Vocês conseguem perceber o potencial de um site, de um blog, de uma plataforma de mídia social quando bem utilizados? É isso. Bingo. Agora você vai comer Sonho de Valsa no casamento da sua prima mais chique, tá? 

Além disso, agora eles têm aplicativos para iphone e facebook. Bingo de novo. O carinha te dá um fora e você tá mal pra caramba. Abre o aplicativo no seu iphone e o aplicativo diz:


Tá, não resolve a vida. Mas pelo menos ajuda a rir. Então você se pega nessa situação: a marca está te proporcionando experiências. Você vai rir, vai mandar para alguém, vai pedir mais umas sete dicas seguidas depois dessa, esperando que o iphone diga: "´Colega, ele vai voltar pra você, tá?"

Então é assim: RELACIONAMENTO. Isso tudo é relacionamento. É espalhar a sua marca em coisas que não tem nada a ver com ela, entrar na mente do seu consumidor e virar um vírus na vida dele. Que se espalha por onde ele menos percebe. E quando ele entrar na padaria mais próxima, em vez de comprar qualquer outro chocolate, eu aposto que ele vai pelo menos pensar no seu Sonho de Valsa.

Agora duas coisas que me fazem pensar... 

Se o Sonho de Valsa tivesse criado um site com receitinhas e cia, será que teria tido o mesmo sucesso? Eu acho que seria clichê demais, chato demais, provável demais. What about?

O que a gente você tá fazendo aí parado que não tá pelo menos lendo sobre esse assunto????

Te vira, colega. Seja o primeiro na sua empresa a pensar nisso, pergunte, questione. Não é uma modinha, é uma mudança que aconteceu na vida de todo mundo. Tá?

E se alguém gostou disso aqui, please let me know. Daí começo a postar mais a respeito.

5 comentários:

  1. Bonequinha! Tô orgulhosa de vc.: bem escrito, bem sacado, inteligente. Parabéns, Mari, vc vai longe....

    ResponderExcluir
  2. Gostei mesmo de sua dica. O site é bem bacana mesmo e elestiveram uma boa sacada. Vale a pena valorizar. Depois que descobrir mais novidades lá em Sampa, posta para gente ver.
    Bju me liga. ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente a múltipla estratégia de aliar meio digital e redes com experiências reais, tem se tornado uma busca inevitável para as empresas. Gostei da abordagem e do "caso bombom".Muitas das observações tentamos transformar em práticas em nossa empresa.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Garôôôta!! Lembro que eu dancei uma valsa contigo!! Foi um sonho? Sonho de Valsa!!

    ResponderExcluir
  5. Ai, morri de orgulho. Esse é meu projeto do coração, sobre amor, feito com muito amor! Brigada Mari, muito bom ver isso tudo percebido. PS: a embalagem mudou! Hahaha

    ResponderExcluir