quarta-feira, 2 de março de 2011

minhas impressões - #smwsp

Eles demoraram para postar as fotos, e eu também demorei para vir aqui dizer o que eu achei do Social Media Week São Paulo. Na verdade eu achei muita coisa, mas vou tentar resumir um pouco.

Primeiro, eu achei demais a ideia de fazer um evento tão bacana assim no Brasil. Somos parte do mundo, né gente, chega das coisas chegarem seeempre por último aqui. Estávamos lá numa super participação. Tão super que não dava pra descolar da cadeira no auditório, senão "saiu do ar, perdeu lugar". Ok. 

Coisas que eu guardei do SMW.

1. Não sei se gosto do formato debate livre entre pessoas.
Tinha tanta gente legal por lá, que sabe muito sobre diversos assuntos super em alta no mundo todo, que chega a ser meio triste o fato de não conseguir ter uma "aula" mesmo com esse pessoal. Eu teria escolhido algumas pessoas para darem aula mesmo, e algumas apenas para um debate. Enfim, apenas uma pequena observação. 

2. Pontos altos, parte 1: Rafinha Bastos e Xico Sá.

Xico Sá, Rafinha Bastos e o carinha do Galo Frito que eu não lembro o nome.

Xico Sá

Além de ter sido um dos momentos mais divertidos do evento, esses dois são muito inteligentes. Sério. Eu esperava algo divertido, e foi algo divertido e muito inteligente. Sou muito fã do Xico Sá, e o Rafinha Bastos eu mal conhecia. Tirando algumas piadas extremamente de mau gosto, deu pra aproveitar bastante. Desde os motivos pelos quais está tão "fácil" fazer um vídeo, colocar na internet e ter milhões de acessos em pouco tempo, até o que é hoje em dia o "humor" brasileiro. Teve de tudo. E muita risada. Quando sair o vídeo desse debate, vale a pena ver.

3. Pontos altos, parte 2: Voz e visão do Presidente




Logo em seguida dessa bagunça toda com os carinhas aí de cima, quem falou foi o Fábio Barbosa, Presidente do Conselho do Banco Santander. Assusta, né? Uma galera saiu da sala, a maioria achando que ia ser chato pra caramba. E a gente ficou por ali pelo menos pra ouvir o que ele ia falar. E foi demais. Sério, se eu tivesse que escolher, seria o melhor momento do SMW. Ele foi engajando o pessoal enquanto falava, mostrando saber muito disso tudo que só os jovens acham que sabem. Incrível. Também vale a pena ver o vídeo. "Coloca um pouco de luz", história bacana. Vê aí e depois me diz o que você acha, tá?

4. Pontos altos, parte 3: Martha Gabriel


Galera falando sobre O Futuro das Mídias Sociais

Martha Gabriel


Já escrevi em vários lugares, de várias maneiras, que eu sou super fã da Martha Gabriel. Ela sabe muito, gente. Adorei participar do debate em que ela esteve ao lado de gente super renomada falando do Futuro das Mídias Sociais. Já não se faz comunicação como se fazia antes, e é uma besteira pensar que o mundo não mudou. A moral da história agora é pensar o que a gente vai fazer em relação a isso, porque achar que isso é moda e não parar nem para pensar a respeito é, desculpem, ignorância pura. Então esse painel era sobre isso, resumidamente. A Martha super arrasando, já fiz cursos com ela e estarei trazendo a moça para um curso especial sobre Marketing Digital na FAJERS, dia 15 de junho, aqui em Porto Alegre. Curtiu isso? Procura pelas coisas dela aí no seu Google, e estuda. Muito.

5. Pontos altos, parte 4: O cachorrinho do IG


Tem coisa mais fofa que cachorro? Eu acho que poucas coisas... E uma galera pareceu concordar com isso lá no SMW. O pessoal do IG, patrocinadores do Evento, fez uma iniciativa super legal, juntando on e offline, gerando muitos comentários e uma aceitação super legal entre todos. Era só sentar ali, tirar uma foto com o cachorro fofo e escrever num tweet: "O que é conteúdo de qualidade pra você?" As melhores respostas ganhavam, diariamente, mascotes do IG de pelúcia, e todo mundo colocou sua foto no Twitter e cia. Simples? Sim! As coisas mais legais da vida são simples. Por que as iniciativas mais legais das marcas devem ser complexas? Não!! Elas devem ser simples também.

E a minha sócia amada querida ganhou a melhor frase, super fofa. Agora temos um mascote do IG na Altos Eventos. Delícia.

IG, seu lindo!

6. Pontos altos, parte 5: Gurias da Agência ClickIsobar


Bate-papo super legal com as gurias dessa agência bacana que tem feito muita coisa legal em comunicação digital. Mostraram vários cases legais, e o mais legal de todos os tempos da última semana foi o da KLM (juro que eu acho que foram elas que mostraram, se eu fiquei louca me avisem). O vídeo tá aí pra quem quiser ver.



Gente, isso sim é iniciativa! Amei, já vi e já revi mil vezes, já passei pra todo mundo que eu conheço. Muito bom. E mais uma coisa, para terminar: ver as gurias dessa agência mostrando super cases internacionais me fez ficar pensando nisso: e a gente, que tem que atender empresas menores, gente que não entende muito bem a importância de estar presente na internet, de contratar alguém que saiba fazer. A gente tem que fazer com que essas pessoas parem de pedir pro "sobrinho", ou um cara que conhece porque é vizinho, namorado da filha e entende "dessas coisas de computador". Como faz? Tendo muita grana e muita disponibilidade de gente que manda em super empresas é fácil. E tendo menos grana e ainda tendo que fazer as pessoas mudarem a mentalidade? Hm? Think about it.

7. Pontos altos, tá quase terminando: Salinha ao lado.



Salinha super bacana, toda moderninha, cheia de tomadas para carregar notebooks e cia, e que dava pra sentar de qualquer jeito, tirar uma soneca, ouvir os debates e achar que tava super dentro de Matrix por causa das paredes. Gostei. 

8. Pontos altos, esse é o último: Bob Wollheim


Nada menos que incrível. Em todas as participações, sabe muito e coisa e tal. Eu, se fosse você, dava uma pesquisada nos vídeos do SMW e procuraria assistir os debates que foram moderados por ele. E se quiser saber mais, clica aqui.

9. Ponto MUITO, MUITO ALTO (e único): Luli Radfahrer entrevistando a Tessália (?) e a mocinha loira que saiu nua na TRIP e andou o tempo todo pelo SMW (??). 

"Vou tomar minha Coca Zero"
"Obrigado à Pepsi pelas Cocas que eles enviaram..."

Estilo é saber provocar com inteligência.

Gente, pra começar: quem não sabe quem é o Luli, dá uma clicadinha aqui e lê: www.luli.com.br

Depois disso, tentem imaginar a cena. Controversa? Totalmente. Como será entrevistar quem quase não tem o que dizer? Bom, foi muito engraçado. Muito mesmo. A Tessália ficou furiosa, tentou disfarçar e não conseguiu. Resumindo: ela é DJ (?) e descobriu o instagr.am. Isso. Ela faz isso da vida. Ela que disse, não fui eu. E a outra mocinha se revoltou também, mas acho que pra ela foi super legal conseguir desabafar um monte de coisa que ela tava querendo. E o Luli deu show. E se você tiver que escolher um vídeo do SMW pra assistir, que seja esse.

E moral da história: Definitivamente não adianta ser um corpinho bonito, um cabelinho bem arrumado, uma roupitcha da moda, e um par de silicones. Conteúdo é muito, mas muito mais que isso. Sempre foi, e sempre vai ser. 

Bom, por enquanto é isso. Talvez tenha faltado falar sobre a tentativa de troll do Rene de Paula ao Gil Giardelli, mas eu acho que ele queria só criar uma polêmica (como sempre), e como o Gil não deu muita bola, ficou por isso mesmo. O carinha que tava como mediador do debate poderia ter aproveitado MUITO mais, tanto do Gil quanto do Rene, mas ficou nesse negócio de implicâncias que, convenhamos, não serve pra muita coisa. Eu já tive aula com os dois, e ambas visões de Social Media são válidas, cada um do seu jeito. 

Gil Giardelli, o mediador sem graça, e Rene de Paula.

E para fechar, fechado mesmo: muito legal ficar twittando e vendo todos os tweets na hora num super telão. E dava pra ver os tweets do mundo todo traduzidos para português ao mesmo tempo também. Nem precisa dizer que o Brasil foi o país que ganhou disparado o número de tweets com a hashtag do evento. Fomos parar nos Trend Topics, uma galera ficou perguntando o que era esse tal de #smwsp e coisa e tal. Valeu bastante nesse aspecto: comunicação direta, sem filtros, com todo mundo que esteve lá. 

Bom, era isso. Agora acabou. Ainda bem. Depois eu volto com links e o que faltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário