sábado, 12 de março de 2011

thinking inside the box.


assim como existem momentos em que as palavras chegam perto e eu preciso simplesmente começar a escrever para ver que forma elas tomam, existem dias como este, em que tudo que eu queria era conseguir organizar o pensamento para escrever. 

são muitas imagens e visões das coisas, são muitas hipóteses que a gente pensa sem parar. e aí o que eu vejo é isso: o nosso problema, muitas vezes, é pensar. pensar demais. 

conversando com um amigo, ele me disse: "pensar demais normalmente dá merda". e eu vejo que ele tem razão sim. a gente tenta preencher espaços que ficaram nas histórias com o pensamento. é como se o cérebro não admitisse lacunas. "ei, como assim essa história fica sem uma explicação?"

como assim não posso tentar pensar no que vai acontecer? como assim não vou analisar isso incansavelmente até transformar tudo no que eu quero, colocando filtros (às vezes desnecessários) em absolutamente tudo que eu enxergar? como assim??

a gente automaticamente tem que procurar uma explicação. para tudo, para todos, para o que nem existe ainda. e se não encontra, fica pensando. até encontrar, ou até enlouquecer. vamos combinar que enlouquecer não é uma coisa legal, e que encontrar explicações pra tudo é tarefa impossível. então o que resta? parar de pensar. 

pessoas com o mínimo de inteligência conseguirão entender o que eu quero dizer com parar de pensar. é algo do tipo: vá tomar um sorvete, assistir um filme, convidar alguém para conversar, terminar aquele seu projeto que está fazendo aniversário na gaveta. vá fazer coisas úteis, em vez de ficar pensando pensando pensando. e não saindo de dentro da sua visão das coisas. e muito menos construindo alguma coisa de interessante. 

ficar pensando inutilmente pode gerar uma desorganização mental. que afeta a vida em vários aspectos e dá uma sensação verdadeira de: que droga. 

então chega de pensar. vamos correr no parque, fazer a maior festa com as coisas mais simples, sorrir caminhando por aí, comer pipoca na rua da praia e mudar esse jeito sem graça de tentar achar explicação pra tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário