terça-feira, 14 de dezembro de 2010

tudo culpa do marketing.

vou falar uma coisa que talvez algumas pessoas não gostem, mas eu acho que grande parte da culpa da derrota do inter no mundial é do departamento de marketing. acho que muitas iniciativas feitas pelo inter antes dessa viagem foram exageradas. tudo bem que eu acredito que todas as empresas devem ter um plano de marketing, e devem pensar não apenas na atividade principal e também na gestão, mas tudo tem limite. e esse exagero com certeza foi parar na cabeça dos jogadores, que, pelo menos até onde eu não dormi, não jogaram muita coisa hoje. mas a questão aqui não é uma análise técnica de futebol, e sim de motivação, de engajamento. quando os jogadores do inter tocavam na bola, a sensação era: posso fazer qualquer coisa, a gente vai ganhar. essa certeza maluca de que a vitória era certa estragou o processo todo. para mim, como gremista, melhor assim. 

repensando a cultura dos jogadores de futebol (e eu até tenho alguma experiência nisso, hehehe), e analisando o tipo de vida que a maioria dessas "estrelas" internacionais leva, a gente pensa: entre alguns picos de sucesso, existem depressões muito grandes. geradas pelo comportamento, pela cultura, pela qualidade de vida, pelos valores. não teria como ser diferente. eu acho que esse pessoalzinho da áfrica que ganhou mereceu a vitória, não apenas pelo jogo, pela quantidade de passes certos, pela escalação ou sei lá o quê. mas para premiar um tipo de trabalho certo. que é esse o que vale. chega das pessoas pensando que podem beber todas na noite e jogar futebol no outro dia achando que são profissionais. chega desse estrelismo alimentado por um monte de gente que acha que ser jogador de futebol é o máximo e não vê a hora de namorar um deles. que faz plantão em estádio pra isso. 

o exagero do inter em fazer ações em função do mundial foi absurdo. festa de lançamento disso, festa de lançamento daquilo. filme, comercial, festa de despedida. que isso? futebol ou eles estão indo fazer intercâmbio e precisam de festa de despedida? esse exagero me passou a impressão de que eles já tinham ganho antes mesmo de irem embora. gente, tem um comercial pronto comemorando a vitória. e eles nem tinham ido viajar quando foi feito. isso pra mim não é organização e planejamento, é estrelismo barato e falta de noção da realidade. total.

colorados que quiserem discordar, fiquem à vontade.


e imagina o briefing para a agência:
- oi, me manda aí uns modelos para um comercial de televisão da vitória do inter no mundial.
- mas senhor, o inter nem viajou ainda.
- não tem problema. o importante é que os modelos sejam bonitos. tá?

2 comentários:

  1. mas seu fosse colorada, pensaria bem assim. é algo que não depende de time, depende da minha percepção profissional dos fatos. =)

    ResponderExcluir