segunda-feira, 16 de maio de 2011

uma crise aos vinte e cinco.


Eu estava aqui pensando sobre essa tal crise dos 25 anos. 

Pouco tempo de vida, né, para quem resolve entrar numa crise. Mas parece que não sou a única tentando descobrir se caso ou, literalmente, compro uma bicicleta. A dúvida é mais sobre comprar um carro, mas não pretendo me aprofundar nisso agora.

Conversando com uma pessoa incrível acabei descobrindo que a questão fundamental é entender que: ok, estou em crise. O que não significa surto, gritaria, choradeira ou gente histérica. Talvez seja um pouco mais de ansiedade, de insegurança. 

Talvez seja ter toda certeza do mundo de que eu tenho todas as dúvidas do mundo. Fácil, não?

Talvez seja uma necessidade tremenda de conversar com gente inteligente e estudar as experiências dos outros. O que não significa, também, copiar a realidade alheia. Nesse caso, eu acho, é tipo uma pesquisa de mercado, sabe? 

Ver o que as pessoas legais fizeram de legal e chegaram onde estão. E aí morrer pensando no que é melhor para mim, tipo isso. 

E a segunda parte da história, (e mais legal), é ver que, sim, estou confusa. Mas como se houvesse mil amanhãs. E eu tivesse que escolher em qual hotel do mundo quero acordar. Em que país vou tomar café da manhã segunda que vem. Em que praia eu vou tirar uma soneca depois do almoço. Em qual das minhas histórias eu serei mais feliz.

E sempre se trata de coisa importante pra caramba. Os cremes para rugas começam seus tratamentos aos vinte e cinco. É um degrau para os vinte e seis, que já são primos dos trinta. É aquela coisa de ser grande batendo na porta. Talvez alguns cabelos brancos já estejam subindo pelo elevador. 

Olhar para um pós-graduação de um lado, e uma viagem do outro. E ficar pensando: cadê todo mundo que antes decidia por mim, hein?

Daí sim eu concordo com aquele clássico "é tudo uma questão de tempo". Porque deve ter alguma coisa meio mística nesses vinte e cinco anos, que com certeza vão passar, realmente, com o tempo. 

3 comentários:

  1. hehe... faz parte da vida essas pequenas crises. Mostra que estamos amadurecendo e nos preocupando com nóis mesmos e nosso futuro. Já passei por essa e acabo de passar uma mais pesada, a dos 30. Mas, vamos dizer que vivi essa última crise dos 27 aos 29 anos. Hoje, com 30 anos e um mês tô bem mais tranquila. rss
    Tem algumas coisas sobre essa crise no meu blog. Se quiser dar uma lida: http://doquemefazviver.blogspot.com/
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. **com 'nóis' é feio demais. Com NÓS!! hehe

    ResponderExcluir
  3. Tudo é uma questão de manter. A mente quieta. A espinha ereta. E o coração tranquilo. ;)

    ResponderExcluir