domingo, 21 de novembro de 2010

promoção de amigo secreto, queeeem vai querer?



gente, preciso desabafar. é sério. tem duas coisas que não saem da minha cabeça. talvez falando alguém aqui argumente em oposição e consiga me fazer compreender melhor. duas coisas que a minha mente não consegue entender: a) amigo secreto e b) promoções variadas. 

fiquei doida. mas explico. começando pelo amigo secreto. depois de escrever esse texto, vou até pesquisar no senhor google como surgiu essa ideia de forçadamente dar presentes pra alguém no final do ano. posso estar sendo meio do mal agora. mas pra mim amigo secreto é uma interrupção artificial. você entra porque todo mundo entrou, porque tem festa (antes ou depois do amigo secreto), porque é final de ano e todos estão super felizes. mas alguém aqui gosta realmente de amigo secreto? gosta de ter que procurar um presente para aquela pessoa querida que não deu sugestão? ou pior, gosta de ter que ir atrás daquela sugestão maluca que o colega de trabalho mais maluco ainda deixou? ninguém gosta. durante a revelação do amigo secreto é pior ainda. uma gritaria sem fim, todo mundo fala ao mesmo tempo, tenta adivinhar, tem que parar pra tirar foto. sinceramente, se você quiser perder um tempão da sua vida, entre num amigo secreto. aliás, entre em vários. você corre o risco de ganhar algum presente legal, mas também pode sair da festa com alguns pares de meias, ou um vale-presente daquela loja que você nem conhece... é uma experiência. 

se eu tivesse que organizar um amigo secreto, teria a ver com música, com uma frase especial, um filme, enfim. teria muito menos a ver com gritaria e confusão e muito mais com amizade, descontração. (que bonitinho, falando mal o tempo todo e rimando no final)

e agora sobre as promoções. apertem os cintos, vai ser complicado. para começar, deixa eu explicar uma coisa. "promoção", no marketing, é um dos famosos Ps. tem produto, praça, preço e promoção. então, promoção é um esforço direcionado para promover a venda de alguma coisa. vender um corte de cabelo, vender um livro, vender um carro, vender qualquer coisa. daí para vender mais, ganhar mais dinheirinho e coisa e tal, inventaram essa tal de promoção. que não é desconto, gente, não confundam. desconto é desconto, promoção é promoção. mas enfim. voltando ao que interessa. o que passa na cabeça das pessoas que criam algumas promoções? quando elas precisam pensar nisso, a criatividade fica em casa dormindo? as ideias vão passear sem hora pra voltar? 

quer ver como você vai se identificar? promoção de aniversário: "no mês de aniversário da nossa loja, quem ganha o presente é você!". uhu. quantas milhares de vezes essa frase já foi usada? dita, escrita, proclamada. será que ainda tem efeito na cabeça do consumidor? será que chama a atenção? 

quando você ouve uma propaganda das casas bahia, que por sinal está s-e-m-p-r-e em promoção, você sai correndo do sofá para conferir as maravilhosas ofertas, porque dessa-vez-os-preços-nunca-estiveram-tão-baixos? acho que não. eles cometem outro erro. estão sempre em promoção. ninguém confia muito. tá sempre tudo com preços arrasadores das promoções malucas.

então para fechar esse texto meio doido, é assim: vamos parar com esse monte de amigo secreto e pensar melhor nas promoções. elas têm que ter prazo determinado, uma ideia legal, de preferência, tem que mexer de alguma forma com o cliente e realizá-lo. não adianta sortear cinquenta carrões importados, se ele nunca vai ganhar. quem sabe começar perguntando aos seus clientes o que eles acham das suas promoções? o que eles gostariam de ganhar, quais facilidades importam pra ele? 

isso é marketing. e sabe o mais legal? funciona. bem melhor que amigo secreto, eu diria. 

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