quinta-feira, 5 de agosto de 2010

perestroika.

(...)

Quando você se força a dar opinião técnica sobre um assunto, você precisa buscar no seu banco de dados motivos para criticar ou elogiar determinada peça. Esse exercício aguçava o meu critério e melhorava o meu próprio trabalho.

(...)

cap. 1 - manual express

Se você está sem saco de ler todo esse livro, pelo menos preste atenção nesses toques. São pílulas. E pílulas do dia seguinte: você lê e, amanhã mesmo, pode colocar em prática. Bem vindo ao nosso drive thru de conselhos profissionais.


Vai lá e faz.
Todas as pessoas do mundo têm boas ideias. Inclusive você. A grande diferença é que algumas conseguem executá-las. Portanto, não deixe seus planos mofando. Ideia na gaveta é a mesma coisa que ideia inexistente.

A vida é a melhor referência.
Você só consegue criar coisas legais se você for um cara legal. Isso signi!ca viver situações inusitadas. Sair da zona de conforto. Sair do lugar comum. Lembre-se: o seu trabalho está intimamente ligado às experiências que você passou. Se você for uma pessoa com vivências únicas, o seu trabalho será único. E aí, ninguém vai conseguir copiá-lo.

A quantidade faz a qualidade.
Você conhece a teoria da toalha molhada? Ela é bem simples: você pega uma toalha molhada e torce até sair toda água. Daí, você torce de novo, e vai ver que sai mais um pouco de água. E se você torcer uma terceira vez, vai sair mais um pouquinho. E mais um pouquinho. E mais um pouquinho. Insistir faz parte. As primeiras soluções são as mais fáceis, mas as mais óbvias. Não surpreendem e, pior: provavelmente alguém já teve antes de você.

“Mais ou menos” é menos.
Se quando você acha que o seu trabalho está bom, muitas vezes ele é reprovado, imagine quando você acha que ela está médio. Não se acostume com a mediocridade. Estresse a sua criação até chegar no seu limite.

Quem se apega demais às ideias é porque tem poucas.
Se você teve uma ideia bacana, e acredita nela, defenda até um certo limite. Se não aprovarem, parta para outra.


tiago mattos, as mortas da propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário