quarta-feira, 8 de setembro de 2010

viva a wikipédia.

procurei no dicionário a definição da palavra hipocrisia. isso era uma revolta pessoal que agora está tomando proporções de revolução, mas isso é outra história.

voltando ao assunto, a definição do dicionário (michaelis) é interessante:

hipocrisia
hi.po.cri.si.a
sf (gr hypókrisis+ia1) Manifestação de fingidas virtudes, sentimentos bons, devoção religiosa, compaixão etc.; fingimento, falsidade.

mas nesse caso, gostei bastante de um trecho da wikipédia:

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

bom, e segue o drama. na verdade foram dias e dias de reflexão sobre personagens, máscaras, encenações, fingimentos que a gente presencia quase diariamente. mas o que eu não entendia antes tem a ver com uma palavra:

INEVITAVELMENTE?
não. 

e aí tudo muda. muda porque a gente passa a não aceitar mais as coisas do jeito que chegam, começa a questionar tudo que está em volta, começa a ver que quanto mais alto o grau de hipocrisia, mais sujeira existe embaixo do tapete... e passa a escolher mais. com quem fala, com quem sai... um café, um abraço, um beijo de bom dia. escolhe tudo, na verdade. porque nesse nível de falsidade, dar bom dia para um desconhecido é mais seguro que para pessoas que a gente (acha que) conhece há anos...

(inaugurando a seção "me revoltei" do blog)

2 comentários:

  1. 'Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma." (Mateo Alemán)

    "Mais vale um minuto de vida franca e sincera do que cem anos de hipocrisia." (Angel Ganivet)

    "Muito custa ao homem revelar-se mau, até aos seus próprios olhos; e não se atrevendo, faz-se hipócrita." (Jaime Balmes)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e o anônimo. Who is it??

    ResponderExcluir